h1

Ana Benard da Costa

Março 31, 2008

É Antropóloga e Investigadora do IICT, trabalhando sobre pobreza e desenvolvimento em Moçambique. É autora de O Preço da Sombra. Pobreza e Reprodução Social entre famílias do Maputo. Lisboa: Livros de Horizonte, 2007. No dia 3 de Abril falar-nos-á de Desenvolvimento, OnGsD e Antropologia.

5 comentários

  1. Gostei muito da aula da Ana Bénard. Entrar, sair, e voltar a entrar – na Antropologia e no Desenvolvimento – com desenvoltura e espírito crítico não é fácil. E ela deu-nos uma óptima e abrangente panoramica de como as coisas se dizem e se passam, do ponto de vista de quem as passa…

    E será que a Antropologia também não é merecedora de críticas? Para além do texto do Ficher – FISHER, W. F. 1997, “Doing Good? The Politics and Antipolitics of NGO Practices”. Annual Review of Anthropology. Vol. 26, pps 439-464 – que vamos discutir esta semana, o de Ferguson – FERGUSON, James 2005. “Anthropology and its Evil Twin: “Development” in the Constitution of a Discipline.” In EDELMAN, Marc e HAUGERUD, Angelique. 2005 The Anthropology of Development and Globalization. Oxford: Blaxkwell Publishing. Introduction – dá uma boa perspectiva sobre as relações da disciplina com a ideia de Desenvolvimento. Ficará disponível em papel.


  2. A aula de Ana Bénard da Costa foi interessantíssima. Gostei muito, mesmo. E não só pelo tema e pela forma como foi abordado, mas também pela importância que é sair dos muros (confortáveis…) da “academia” e das discussões teóricas, para o “real” e para os problemas (éticos, metodológicos…) que os antropólogos e a antropologia têm de enfrentar.

    Fiquei com a impressão de ter sido uma aula muito curta, precisávamos de, pelo menos, mais umas duas horas…

    CM


  3. Gostei muito da forma como Ana Bernard falou sobre o tema do Desenvolvimento e a implicação das ONGS nos países subdesenvolvidos.
    Agradou-me particularmente a clareza e objectividade, saindo das abordagens teóricas do tema e dando a sua perspectiva bem real de terreno.


  4. Boa tarde,

    Gostaria de entrar em contacto com a Sra. Ana Bernard da Costa. Se tiver conhecimento do mesmo poder-me-ia enviar para o e-mail que aqui coloquei? Ficaria muito grata.

    Tatiana Silva


  5. Para mim foi espectácular está aula, tinha uma pequena idéia sobre as ONGs,a partir desta aula fique a saber muito mais, nomeadamente no que diz respeito ao funcionamento dos incentivos para a construção e produção das ONGs.

    Obrigado



Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: