h1

O Relativismo Cultural

Maio 8, 2008

Olá a todos os participantes do blog!

Gostava de dizer desde já que o debate da aula de hoje foi bastante interessante!

Todos sabemos que a aceitação do relativismo cultural, como uma doutrina da Antropologia, teve o seu apogeu nos anos 30 com os trabalhos de Margaret Mead e Boas. São estes trabalhos, que de resto começaram com Malinowski, que nos fazem pensar (ou pelo a mim ainda me faz) que a antropologia é uma ciência que parte e tem como método a observação dos fenómenos culturais. Mas também já todos sabemos que o relativismo cultural sempre existiu… mas mesmo virando as costas ao relativismo cultural os antropólogos retiveram o seu empenho moral e emocional perante aqueles que eram vistos como vitimas da civilização ocidental. Este “comprometimento” encontrou a sua expressão naquilo a Sol Tax designou de “antropologia de acção” (fazendo das palavras do autor Washburn, as minhas palavras).

Para se poder debater melhor esta questão, pensei que seria melhor perceber o que significava “antropologia de acção” e as suas implicações éticas. Assim sendo, deixo um link para um texto formulado por dois antropólogos

 

http://www.idrc.ca/en/ev-88061-201-1-DO_TOPIC.html

2 comentários

  1. Não esquecer que a “antropologia de acção” também levanta questões éticas…

    Ainda assim Scheper-Hughes afirma: ” I want to ask what anthropology might become if it existed on two fronts: as a field of action, a force field, or a site of struggle.”(p.419/420)

    A questão que coloco é se, como diz a autora, podemos ser “companheiros” ou se, como afirma Crapanzano, somos sempre “outsiders”…

    Qualquer das posições acarreta constrangimentos éticos.


  2. Sou estudante do curso de enfermagem,e estou fazendo um trabalho,e busco as teorias de evolucionismo,funcionalismo e estruturalismo,se vcs poder me ajudar desde de ja agradeço!!
    Abraços!!!!



Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: