h1

Primaveras ….

Outubro 17, 2011

Queríamos agradecer ao Abdeljelil Larbi a partilha da sua visão transparente sobre as primaveras na Tunísia e noutors países árabes. Xucran!!!!

Quem quiser conhecer mais do processo das eleições na Tunísia pode ir, por exemplo, aqui

.

One comment

  1. Este texto de Guadalupe Martinez Fuentes dá um contributo importante para o estudo da Revolução de Jasmim e do consequente processo de transição política na Tunísia. De acordo com a autora, as eleições para a Assembleia Constituinte no próximo dia 23 de Outubro poderão influenciar o curso político de outros países árabes, principalmente naqueles que viveram a Primavera Árabe. Isto porque estas eleições têm dois objectivos fundamentais: a ruptura com o regime político ditatorial de Ben Ali e a promoção de uma estabilidade político-social assente na legitimidade do governo eleito e no pluralismo da Assembleia Constituinte.
    De facto, algumas regras do sistema eleitoral da Tunísia que estão descritas neste texto sublinham a vontade de fazer prevalecer a liberdade de expressão e a transparência comportamental tanto das autoridades governamentais como dos partidos políticos (podemos referir a criação do ISIE, uma instituição independente para gerir e vigiar o processo eleitoral).
    A tentativa de equidade representativa na Assembleia Constituinte por rateio (regra proporcional que incide sobre o nº de habitantes de uma região vs o nº de assentos parlamentares que favorece as zonas mais desfavorecidas e instáveis) ou a entrega de acreditações a observadores nacionais e estrangeiros são outros exemplos que ajudam promover a legitimidade dos futuros resultados eleitorais.
    Eu concordo com a conclusão da autora que afirma ser preciso esperar o desenlace destas eleições para analisar melhor o impacto deste acontecimento na sociedade da Tunísia e do mundo árabe.



Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: