h1

Estudantes de Medicina Muçulmanos recusam estudar Evolucionismo

Novembro 30, 2011

http://www.dailymail.co.uk/news/article-2066795/Muslim-students-walking-lectures-Darwinism-clashes-Koran.html

4 comentários

  1. Um pouco off-topic em relação às últimas aulas de CAI, mas a todos os títulos muito interessante. Provavelmente poderia ter sido inserido no tema Juventude e o Islão. Bom proveito.


  2. Uma notícia que se enquadra na recorrente questão da intolerância, neste caso, subjacente a algo menos terreno,mas que tem efeitos nefastos na sociedade real – aqui tem a ver com o Corão, noutros casos que a história ilustra, poderia ter a ver com os Cristãos – ou não teve Galileu, nos idos quinhentistas, de renegar alguns dos seus inestimáveis contributos para a ciência? Pois, por isso, como medida pacífica, tendo a concordar com o Steve Jones, professor de genética humana, quando questiona a opção destes estudantes (muçulmanos, creio) por disciplinas como as referidas, onde o conhecimento científico pode tornar-se incompatível com crenças e credos? Será possível ser-se biólogo, antropólogo ou médico não reconhecendo a realidade científica da evolução humana? Creio que não!


  3. Apesar de grave, não difere muito das questões do ensino do criacionismo em certos estados dos E.U.A.. É algo de bastante profundo, como indicado pelo colega nuno miranda, semrpe presente ao longo da história. Ciência vs. religião. É e sempre foi, dificil coordenar ambas. Como tal, é interessante observar este caso directamente ligado ao contexto islâmico, não esquecendo, no entanto, que esta é uma questão que se aplica também a outros tempos e a outras religiões.


  4. Na minha opinião, esta negação por parte dos alunos de medicina muçulmanos em aprender a teoria evolucionista não interfere muito com o seu trabalho:cuidar dos seus doentes. Mas, talvez demonstre que estes não estão dispostos a aceitar novas ideias, o que p+ode afectar o seu trabalho, na medida em que podem não aceitar certas técnicas mais recentes, que de alguma forma vão contra os seus ideais religiosos, e assim prejudicar os seus doentes. Mas isto, é só uma possibilidade. na verdade não são só os muçulmanos que não concordam com a Teoria Evolucionista, mas é apenas no seu caso que isto se torna notícia, o que me parece algo importante a notar.



Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: