h1

Marji da Pérsia

Dezembro 1, 2011

O olhar de uma menina de Teerão, Marjane Statrapi, transporta-nos, numa viagem animada, pela história da Revolução Islâmica no Irão. A deposição do Xá (1979) parece prometer um fôlego de liberdade, mas instaura-se uma república islâmica – sob liderança do Aiatolá Khomeini – que agrava a opressão e inaugura um período de conflito violento no país. Persépolis (2007) acompanha, com uma sensibilidade marcante, a juventude de uma mulher iranesa, enquanto apresenta um esboço (etnograficamente denso) do processo de construção de um regime.

Vale a pena ver: para além da lição de história contemporânea (que nos permite pensar melhor, por exemplo, a crise diplomática entre o Reino Unido e o Irão), o filme presenteia-nos com um retrato sociedade de Teerão dos anos 70-90.

Cá está o trailer:

http://www.imdb.com/rg/s/4/video/imdb/vi280101145/

 

 

3 comentários

  1. Já agora, vale a pena referir que o filme se baseia no romance gráfico autobiográfico de Marjane Satrapi, também dirigido pela autora/protagonista. Trata-se, portanto, de uma história verídica.

    Muito bom!


  2. É interessante vermos filmes diferentes, que nos tirem deste ciclo vicioso de romances, filmes de terror, entre outros. E que nos apresentem culturas diferentes, sem ser através da objectiva de Hollywood obrigada Catcorreia.
    Daniela Florêncio


  3. Concordo! Só não fui eu que coloquei o post, apenas fiz um comentário🙂



Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: