h1

Prémio Nobel da Paz como retórica de salvação?

Outubro 13, 2014

Vi este artigo e achei que era interessante para pensarmos a questão do Prémio Nobel da Paz. Depois de Kailash Satyarthi e Malala Yousafzai terem recebido o Prémio Nobel da Paz as redes sociais encheram-se de comentários, notícias, citações, quase como se tivesse ganho esperança outra vez na justiça do Prémio Nobel da Paz (depois do Obama ter ganho em 2009 e a UE em 2012).

No entanto podemos ver o destaque que teve a Malala em comparação com o seu companheiro de prémio – Kailash, que muitos nem sabem quem é (activista Indiano pelos direitos das crianças).

Não colocando de todo em causa a justiça da atribuição do prémio à Malala, acho que é bom reflectirmos sobre o significado deste prémio e da mensagem que está por detrás da sua atribuição a Malala. Não quero antever mais o artigo, mas acho que pode ser um bom tema para a discussão quando falarmos da retórica de salvação.

http://middleeastrevised.com/2014/10/11/why-i-cant-celebrate-malalas-nobel-peace-prize/

Laura Almodovar

One comment

  1. Bom tópico! Nunca, como a Laura diz, contestando a justeza da atribuição do prémio a Malala, a Andreia enviou também um relacionado, mas o webmail fcsh está em baixo e não consigo colocá-lo…



Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: