h1

Direitos dos Trabalhadores e empresas multinacionais

Março 9, 2015

Ainda sobre os direitos dos trabalhadores, mas focando um outro ângulo, achei interessante este artigo sobre um desafio lançado por um jornal a 3 bloggers de moda noruegueses: trabalhar na indústria têxtil no Camboja durante um mês, a fabricar roupas para as marcas que habitualmente consomem (H&M, Benetton, Zara, etc).

http://www.huffingtonpost.com/2015/01/28/sweatshop-reality-show_n_6555436.html

Os produtos destas marcas europeias e americanas são fabricados em locais onde os direitos dos trabalhadores são persistentemente violados (falta de condições de segurança, longas horas de trabalho, salários muito baixos…), o que levanta questões em relação à desigualdade mundial e à globalização. A ong Clean Clothes http://www.cleanclothes.org/ é uma das mais activas nesta denúncia, chamando a atenção para os direitos fundamentais defendidos pela Organização Internacional do Trabalho.

(Marta Vidal)

3 comentários

  1. Muito interessante, Marta. Obrigada pela partilha.
    MCS


  2. Já tinha visto parcialmente a série, achei incrível como são visíveis as más condições de vida destas pessoas, e as violações dos direitos dos trabalhadores, mas nos primeiros dias após a chegada estes jovens ficaram chocados ao confrontar uma das costureiras com a sua felicidade e esta lhes respondeu que não era feliz, que reflecte a questão de tomarmos os direitos humanos como garantidos.
    Esta imagem de infelicidade e desrespeito dos direitos humanos é uma na qual não queremos acreditar, e que de certa forma se pode relacionar com o Relativismo Moral referido na aula de hoje.
    Os bloggers nos primeiros dias justificam a realidade que presenciam com a desculpa de que os costureiros estão habituados a esta vida e que como nunca conheceram melhor não querem mais (um recurso do relativismo cultural para legitimar moralmente a situação de violação dos direitos humanos?).


    • Rita: muito boa re-interpretação dessa ideia de relativismo moral para este caso !!!!



Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: