h1

Uma campanha contra o humanitarismo irresponsável

Abril 21, 2015

Um grupo de jovens canadianos criou este mês uma campanha que tem dado que falar. Chama-se “End Humanitarian Douchery” (que se pode traduzir por algo como Acabar com o Humanitarismo Idiota) e procura chamar a atenção para os problemas colocados pelo “voluntourism”, a tendência para o voluntariado se associar ao turismo e alimentar uma indústria de humanitarismo irresponsável que se ancora numa retórica da salvação e numa essencialização do “outro”.

O vídeo mostra o ridículo de algumas campanhas humanitárias através de uma inversão dos papeis: e se os jovens voluntários se mobilizassem para ir para os EUA?

A campanha usa o humor para criticar os jovens que pagam centenas ou milhares de dólares para serem voluntários em “países do terceiro mundo”. Esta tendência já foi satirizada pelo site The Onion num artigo publicado no ano passado: http://www.theonion.com/articles/6day-visit-to-rural-african-village-completely-cha,35083/ que critica a atitude superficial de alguns voluntários em programas humanitários.

O site da campanha chama a atenção para os problemas que esta indústria em crescimento envolve, como a falta de legitimidade das organizações, que muitas vezes têm fins lucrativos e não estão envolvidas com as comunidades onde se inserem. Apontam também para o facto dos voluntários, muitas vezes pouco qualificados para as funções que devem desempenhar, poderem prejudicar a economia local ocupando postos de trabalho, e perpetuar estereótipos, retóricas da salvação e relações de poder.

“Volunteers often enter placements with a problematic mindset that they are there to “save” children or “fix” communities. Even if volunteer intentions are good, this type of thinking can solidify an unequal power relationship that orients volunteers as benevolent givers and host communities as needy receivers. If this mindset is adopted, we continue to view those in developing countries as “the other”and sustain the unequal power relations responsible for many of the problems that volunteers are trying to solve.”

Vale a pena explorar o site e conhecer melhor a campanha, que levanta questões relacionadas com alguns dos assuntos que temos vindo a discutir.

http://endhumanitariandouchery.co.nf/

(Marta Vidal)

One comment

  1. Olá,Estou um pouco envergonhado por não ter ainda partilhado os conceitos da minha apresentação. Como estamos em cima do teste envio em anexo a apresentação. Vou tentar fazer um pequeno resumo até sexta-feira.Bons estudos!Nuno 



Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: