h1

A desumanização de um povo através do cinema de Hollywood

Março 14, 2016

Partilho aqui o documentário – “Reel Bad Arabs: How Hollywood vilifies a people“:

Baseado no livro de Jack Shaheen, nele constam exemplos cinematográficos da divulgação dos preconceitos raciais eurocêntricos  que temos vindo a abordar em aula e que foram também estudados por Edward Said, em Orientalismo.

Expõe a relação conflituosa da origem do estereótipo árabe a evidencia o poder e a capacidade da indústria cinematográfica norte-americana de usar o cinema como instrumento de transmissão ideológico. Através de inúmeras cenas e situações premeditadas por cineastas de Hollywood, os árabes de maneira geral, e os palestinianos em particular, são retratados como um povo perverso, uma raça selvagem, gananciosa, sem escrúpulos, idiota e terrorista; e toda a sua cultura é também reduzida a simplificações e generalizações.

O documentário demonstra que o padrão consistente de estereótipos de demonização racial árabe está presente em vários tipos de filmes produzidos em Hollywood, dos dramas às comédias, e até mesmo nos desenhos animados da Walt Disney. Os quais são, consequentemente, responsáveis pela sedimentação da visão racista anti-árabe presente nas sociedades europeias e americanas.

Jack Shaheen alega que na sua análise de aproximadamente 1000 filmes, menos de 50 transmitiam uma imagem neutra dos árabes, e um número ainda mais reduzido para os filmes que reportavam imagens positivas de árabes. Concluindo, Shaheen afirma que a desconstrução destas imagens de deturpação para com a imagem do outro, será apenas possível quando novos cineastas abrirem espaço para a desconstrução das culturas árabes de maneira mais próxima à sua real complexidade e diversidade.

 

Inês Pereira

One comment

  1. Obrigada, Inês: um contributo sempre interessante dos Estudos de Comunicação….Penso, no entanto, que há apesar de tudo, cada vez mais filmes a tentar contrariar – ou pelo menos a complexificar – esta imagem, ainda persistente, dos árabes e muçulmanos mesmo no cinema comercial. Maria CArdeira da Silva



Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: